História

Uma história marcada por inovações

A semente que deu origem à Amil foi a Casa de Saúde São José, que, na época de sua aquisição, em 1972, era uma pequena clínica na cidade fluminense de Duque de Caxias. Cinco anos depois, já se transformava na maior maternidade privada no estado do Rio de Janeiro. Em seguida, foram também adquiridas as clínicas Somicol (atual Hospital de Clínicas Mario Lioni) e Santa Rita.

Para administrá-las, foi criada a Empresa de Serviços Hospitalares (Esho). Após algum tempo, a São José deixou de integrar o grupo, que atravessou a Baía de Guanabara e comprou a Policlínica São Sebastião, no Barreto, em Niterói, em 1976. Os recursos oriundos da Esho permitiram a criação da Amil Assistência Médica Internacional, no Rio de Janeiro, em 1978.

Linha do tempo

2016
  • Criação do United Health Group Brasil englobando três plataformas de negócios distintas de atuação conjunta. Amil focando em benefícios de saúde, Américas Serviços Médicos em serviços hospitalares e Optum oferecendo tecnologia em serviços de saúde.
  • Criação do Vida de Saúde (Plano de Saúde) serviços de manutenção.
  • Aquisições do Hospital Samaritano (SP), Grupo Santa Helena (SP) com 2 hospitais e 12 unidades de serviços, Clínicas oftalmológicas Lotten Eyes (SP) com 18 unidades, Hospital das Clínicas de Jacarepaguá (RJ) e Hospital Panamericano (RJ).
2015
  • Criação do Amil Life, Next Saúde e Clube Vida de Saúde
  • Aquisições do Hospital Santa Joana Recife (Recife – PE), Promater (Natal – RN) e GRUPO COI (RJ).
2014
  • A Amil lança, em janeiro, o Movimento Saúde 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil.
  • Em maio, o Grupo HPP passa a se chamar Lusíadas Saúde.
  • Em julho, é apresentado o novo site institucional da Amil (amil.com.br), totalmente reformulado e com uma navegação ainda mais amigável, ágil e intuitiva.
  • O ano também é marcado por uma série de aquisições no interior, no litoral e na Grande São Paulo: Instituto Santista de Oncologia (ISO) – atual Hospital Vitória Santos –, Hospital Carlos Chagas (Guarulhos), Hospital AMA (Alto do Tietê) – atual Hospital e Maternidade Ipiranga Arujá –, Hospital Madre Theodora (Campinas) e Hospital Saint Vivant (Sumaré), além das operadoras Next Saúde e Dental Center.
  • No quarto trimestre de 2014, foi inaugurado o Americas Medical City, o maior complexo hospitalar no Rio de Janeiro.
2013
  • Em março, a Amil cruza o Oceano Atlântico e adquire o Grupo HPP Saúde, de Portugal, do qual fazem parte seis hospitais e duas clínicas.
  • A Amil adquire, em novembro, o Hospital Monte Klinikum, de Fortaleza (CE), consolidando ainda mais a sua presença no Nordeste.
  • O RH da Amil entra na lista dos 100 RHs mais admirados do Brasil e classificou-se entre os 10 Mais. A pesquisa foi realizada pela Editora Gestão e RH, da qual participaram 1.000 empresas nacionais e multinacionais atuantes no Brasil.
2012

Uma empresa global

O ano de 2012 foi um marco na história da Amilpar. Mesmo após diversas realizações nestes mais de 30 anos de história, 2012 será sempre lembrado como o ano da associação da Amilpar com o UnitedHealth Group, maior empresa norte-americana do setor de saúde, para criar a maior plataforma global de atendimento de qualidade em saúde.

2011

A Amilpar adquire os hospitais Samaritano e Pasteur, ambos localizados no Rio de Janeiro, e a operadora Lincx Sistemas de Saúde.

2010
  • A Amilpar adquire a ASL - Assistência à Saúde Ltda. - e a Saúde Excelsior, impulsionando as suas operações no Nordeste. E inicia operações em Belo Horizonte;
  • Amil é patrocinadora Ouro do Conarh 2010;
  • Amil promove, em julho, o 3º Agitamil, evento para 2,5 mil corretores que marcou o lançamento da campanha "Vendendo e... tirando onda";
  • Amil é eleita uma das cinco empresas mais lembradas pelos profissionais de RH na categoria Convênio Assistência Médica, em premiação promovida pela Fênix Editora;
  • Amil Resgate Saúde é a empresa oficial de cobertura médica da São Paulo Indy 300;
  • Edson Bueno recebe o prêmio Personalidade do Ano, oferecido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham);
  • Amil participa da 36ª edição do Congresso Estadual de Recursos Humanos (RH-RIO 2010).
2009

A Amilpar adquire a Medial Saúde e se torna a maior empresa de saúde do Brasil. Sua participação de mercado atinge mais de 10%.

2008
  • A Amil completa 30 anos;
  • A companhia adquire a Ampla, a Life System e a Casa de Saúde Santa Lúcia.
2007
  • Aquisição da Blue Life, da Med Card e da Clinihauer;
  • A companhia passa por reestruturação societária e realiza sua abertura de capital, passando a se chamar Amil Participações S.A.
2006
  • A empresa lança o Amilguinho, um ônibus itinerante totalmente preparado para proporcionar cuidado oftalmológico e odontológico às crianças;
  • Em outubro, a Amil lança em seu site um chat para tirar dúvidas e auxiliar a compra on-line.
2005
  • Após uma completa reformulação, é lançado o novo site da Amil;
  • A Amil lança a UCP - Unidade de Correção Postural, que traz novos conceitos na área de prevenção e tratamento das patologias posturais.
2004
  • Começa a trabalhar o conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapeia e trata o risco dos beneficiários, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia;
  • Em novembro, promove, pela primeira vez, o Prêmio e a Jornada de Excelência Médica, em parceria com a Academia Nacional de Medicina, instituição que comemorava 175 anos.
2003
  • É lançado o Projeto VIDA - Voluntários Integrados da Amil, que incentiva a prática do voluntariado entre os colaboradores da empresa;
  • Para celebrar seus 25 anos, pela primeira vez a Amil patrocinou um espetáculo de dança: Terra Brasilis, uma superprodução de Fernando Bicudo, que foi criado em homenagem à ocasião, tendo sido apresentado no Rio, em São Paulo e em Brasília para mais de 30 mil pessoas.
2002
  • Em junho, foi inaugurada a nova sede da filial Paraná, um prédio exclusivo, dentro dos padrões Amil de qualidade e atenção a nossos clientes e colaboradores;
  • Em agosto, foi inaugurada a moderna sede administrativa da Amil no Rio de Janeiro. Localizada no Centro Empresarial BarraShopping, o edifício abriga todas as diretorias da Amil Assistência Médica;
  • Com o lançamento da intranet, a Amil entra na era virtual de sua comunicação interna. Notícias das empresas do grupo em tempo real, consulta de convênios, classificados e informações de saúde e bem-estar ficam disponíveis a um simples toque do mouse.
2001

A Amil dá início à sua estratégia de Excelência Médica, que busca integrar todos os seus diferenciais, criando uma maravilhosa rede de serviços que tem como principal objetivo prolongar e preservar a vida dos seus clientes.

1999
  • Inauguração do primeiro Total Care no Rio de Janeiro, um conceito ousado e inovador de atendimento aos clientes que necessitam de cuidados e acompanhamento médico especiais;
  • No ano seguinte, a Amil inaugura a unidade do Total Care de São Paulo;
  • Num curto espaço de tempo o conceito torna-se um sucesso, melhorando a qualidade de vida de milhares de clientes.
1997
  • A Amil é a primeira empresa a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta;
  • Da sua sede em Miami ela centraliza as suas operações, sendo a única a oferecer realmente uma medicina sem fronteiras.
1995
  • Criação do Programa Amil de Medicamentos, uma iniciativa ousada que visa oferecer medicamentos com desconto aos clientes;
  • Criação do conceito de Carência Zero;
  • Início do processo de internacionalização da Amil com a conquista da licença para operar no fechado mercado de saúde norte-americano.
1994

A Amil foi a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil.

1993
  • Lançamento do Amil Resgate Saúde, a mais completa e bem montada estrutura de resgate aéreo e terrestre da América do Sul;
  • Modernas ambulâncias e bem equipados helicópteros estão disponíveis para atender às mais complexas situações de emergência;
  • Ao longo dos anos foi incorporado o jato, e modernas bases de atendimento foram inauguradas.
1988
  • É elaborada uma estratégia de crescimento baseada totalmente num marketing agressivo, que comparava as vantagens e as facilidades da Amil em relação à concorrência;
  • Tal postura permitiu que a Amil tivesse os maiores índices de crescimento de todo o mercado de saúde.
1986
  • Abertura da Amil em São Paulo sob a liderança de Jorge Ferreira da Rocha;
  • Em um curto espaço de tempo, a marca da Amil se consolida também na maior cidade do Brasil.
1978

Nasce a ideia de criar a Amil Assistência Médica no Rio de Janeiro, que, por meio de ações ousadas e inovadoras, começa a conquistar a confiança dos clientes e fornecedores:

  • Criação do conceito de consultas e exames sem limites;
  • Instalação de agências de atendimento perto dos clientes;
  • Pioneira na utilização de um serviço de call center 24 horas, sete dias por semana. O telefone da Amil torna-se o mais conhecido do Rio de Janeiro.