Espaço Parto Adequado

O Projeto Parto Adequado é uma iniciativa que busca identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Trata-se de uma parceria entre hospitais, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde e de operadoras de planos de saúde. A Amil é apoiadora do Projeto Parto Adequado e preparou esse espaço onde você encontrará, entre outras coisas, informações relacionadas ao projeto e documentos úteis para gestantes, que poderão auxiliar o planejamento do parto.

Hospitais Participantes

Confira se as unidades fazem parte da sua rede Credenciada clicando aqui

Para maiores informações, ligue: 0800 073 2121

Hospital da Luz
www.hospitaldaluz.com.br

Rua Azevedo Macedo, 113 - Vila Mariana
São Paulo - SP
CEP: 04013-060

Tel.: (11) 2117-6000

Hospital Pasteur
www.hospitalpasteur.com.br

Av. Amaro Cavalcanti, 495 -Méier
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.735-040

Tel.: (21) 2104-4400

Next Santo Amaro
www.nextsaude.com.br

Rua Barão do Rio Branco, 555 - Santo Amaro
São Paulo - SP
CEP: 04753-001

Tel.: (11) 2185-0500

Next Guarulhos
www.nextsaude.com.br

Av. Esperança, 400 - Centro
Guarulhos - SP
CEP: 07095-005

Tel.: (11) 2463-6027

Hospital e Maternidade Santa Helena
www.santahelena.med.br

Av. Armando Ítalo Setti, 331 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09760-280

Tel.: (11) 4336-9777

Hospital e Maternidade Madre Theodora
www.hmmt.com.br

Rua José Geraldo Cerebino Christófaro, 175 - Parque das Universidades
Campinas – SP
CEP: 13087-567

Tel.: (19) 3756-3000

Cartão da Gestante

O Cartão da Gestante é um documento no qual são registradas informações das consultas de pré-natal e exames, entre outros dados importantes no acompanhamento da gestação. Ele segue um padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela ANS. O ideal é que o cartão acompanhe a gestante nas consultas de pré-natal e seja apresentado quando ela for atendida em algum estabelecimento durante a gestação e na maternidade, quando for admitida em trabalho de parto. Imprima aqui o seu Cartão da Gestante.

Plano Parto

O Plano de Parto é um documento no qual a gestante pode deixar registrada como ela gostaria que o parto fosse conduzido, os procedimentos que ela gostaria que fossem evitados se possível, as suas vontades em relação à posição para o parto, amamentação etc. O ideal é que a gestante converse com o seu obstetra ou a equipe que a está acompanhando durante o pré-natal e exponha as suas preocupações e anseios. Dessa forma, eles poderão ajudá-la a elaborar o plano de parto, em que você poderá listar como gostaria que o parto fosse conduzido. Imprima aqui um modelo que pode auxiliar o seu Plano de Parto.

Partograma

O Partograma é um documento gráfico no qual a equipe de profissionais que atende a gestante na maternidade registra tudo o que acontece durante o trabalho de parto, incluindo as condições maternas e fetais, segundo um padrão mínimo proposto pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Em casos excepcionais, como quando a gestante chega ao hospital com o bebê já nascendo ou precisa de uma cesárea de urgência, ele não é preenchido, sendo substituído por um relatório médico. A gestante não precisará se preocupar em levar o Partograma à maternidade, pois ele faz parte do prontuário do hospital e é de responsabilidade da equipe que a atende. Se você quiser conhecer um modelo de Partograma, clique aqui.

Termo de Consentimento para Atendimento Obstétrico Parto Normal e/ou Cesárea

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é um documento utilizado antes de qualquer procedimento médico. No caso do atendimento obstétrico, o termo visa deixar esclarecido e assinado pela gestante (ou seu responsável), antes da cesariana ou do parto normal, que, de acordo com as suas condições clínicas ou preferências pessoais, ela está ciente e de acordo com o procedimento médico que será aplicado e suas possíveis complicações. Ele geralmente é entregue pela equipe médica à paciente antes de ser submetida ao procedimento. Clique aqui para ver um exemplo de Termo de Consentimento.

Orientações sobre agendamento de Cesáreas Eletivas

De acordo novas recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), salvo complicações o ideal é que mesmo as cesarianas eletivas sejam agendadas a partir de 39 semanas de gestação. Dessa forma o bebê tem mais chances de se desenvolver por completo e nascer mais saudável. Veja mais detalhes.